Por uma boa causa, depois de garantir a inscrição doando 2 kg de alimentos não perecíveis, cerca de 300 competidores da Corrida do Coração Sicredi passaram por algumas das principais avenidas da cidade, em um frio de 10°C, na manhã deste domingo. Devido à baixa temperatura, antes da corrida, o aquecimento teve que ser prolongado e meia hora antes da largada, marcada para as 8h30min, já era grande a movimentação no ponto de partida da competição, na Avenida Hélvio Basso.
– O frio aumenta as chances de lesões, então é fundamental aquecer um pouco mais que em dias de calor. Isso também garante uma prova sem imprevistos ou desconforto em algum músculo – explica Fabrício Santana, 31 anos, fisioterapeuta que comandava a atividade de alongamento.
Com percursos de 4 e 8 quilômetros que tinham como rota as sedes do Sicredi Santa Maria, boa parte dos participantes eram iniciantes ou, como a Camile Chagas, estudante, de 18 anos, estreantes em competições.
– Essa é a minha primeira corrida que participo. Não treinei muito, mas vai dar tudo certo. Espero terminar os 4 km, respeitando meu corpo e meus limites – conta.
Camile foi influenciada pelo seu pai, Brantan Chagas, funcionário público, 47 anos, que está voltando, aos poucos, a correr.
– Aproveitamos essa manhã de tempo bom, viemos competir. Eu estou recomeçando, aos poucos, com provas com distâncias menores, para retomar o ritmo. Quero fechar os 4 km em 20 min – projeta.
Pai e filha foram juntos à corrida neste domingo foto: Leandro Rosa
A Corrida do Coração Sicredi, foi promovida pela Sicredi Região Centro RS/MG em parceria com o SESC Santa Maria, Corsan e CarHouse Toyota. O evento faz parte do VIVA Santa Maria, que celebra os 164 anos da cidade, completados na última terça-feira.
– Depois de um período em que as pessoas ficaram afastadas uma das outras, esta Corrida do Coração é um momento que valoriza a saúde em meio à celebração do aniversário do município. É um período que marca a retomada, de maneira efetiva. Que bom que podemos fazer parte disso da volta da vida – avalia Luiz Alberto Lopes, Diretor Executivo Sicredi Região Centro (RS/MG).
Ao todo, cerca de 600 kg de alimentos foram arrecadados e serão destinados às instituições sociais cadastradas junto ao programa Mesa Brasil.
Confira os vencedores no Geral:
Masculino 4 km
1º Joabe Pinheiro Marinho
2º Jonnadab Pinheiro Marinho
3º Josemar Batista Soares
4º Rudinei Andrade Franco
5º Mateus dos Santos Alves
Feminino 4 km
1º Claudia de Castro
2º Juliana Belmonte Novais
3º Tatiana Kohls
4º Fernanda Trindade
5º Thuane Lopes Macedo
Masculino 8 km
1º Gabriel Alves Pozzo
2º Leandro Kuffner de Moraes
3º José Artur Oliveira da Silva
4º Maicon Oliveira Ribeiro
5º Simone da Silva Gazana
Feminino 8 km
1º Tais Fernandes Amaral
2º Oldara Carvalho de Oliveira
3º Iris Rissi Mesquita Cerqueira
4º Ronize Lampert Ferreira
5º Simone da Silva Gazana